COMUNICADO: REUNIÃO COM A PRESIDÊNCIA DO E.TJMT OCORRIDA DIA 25/FEV/2025

NFORMATIVO:

 

Conforme comunicado na reunião de hoje, o Presidente Desemb. José Zuquim Nogueira, com sua equipe técnica, jurídica e econômica informou que o projeto do SDCR apresentado pelo Comitê Gestor do SDCR em 2024 não seria viável do ponto de vista jurídico e financeiro.

O Presidente abriu a reunião dando a palavra a sua equipe que na pessoa de sua Assessora Jurídica prestou as informações sobre o Parecer que emitiu sobre a Minuta do Projeto de Lei apresentada e aprovada pelo Comitê Gestor do SDCR em dezembro de 2024, apontando a inviabilidade no aspecto jurídico, relativas as seguintes questões: - desequilíbrio entre servidores novos e antigos; o reenquadramento envolvendo pedágio e absorção total da VPNI; desvantagens para os Servidores do Nível 6; questões de possível judicialização em massa e redução do interstício.


Na questão financeira a Coplan, representada pelo Coordenador de Planejamento Afonso, trouxe os cálculos de impacto financeiro e orçamentário com provisão para os anos de 2025, 2026 e 2027, que demonstraram a inviabilidade econômica, principalmente para os próximos anos, tendo em vista que existem demandas já em andamento que comprometem em muito o orçamento.

Com esses Pareceres, o Presidente informou que não daria continuidade a Minuta, devido ao comprometimento jurídico e orçamentário que inviabilizaria a própria Administração e que não teria como arcar com tamanhos recursos.

 Contudo, o Presidente solicitou a sua equipe que encontrasse meios de apresentar proposta que daria aumento real aos servidores. Tais propostas foram apresentadas pelo Diretor de Gestão de Pessoas, Luis Delorme, e consiste em aumento linear de 5% para as tabelas atuais, ou um aumento gradual de 0,95% em cada nível para todas as Tabelas, que seria calculado de forma composta. Ou seja, a cada Nível 0,95% e no Nível seguinte, mais 0,95%, conforme segue:

Apresentadas as propostas, o Presidente informou que não esperava resposta e nem contraproposta de imediato, mas que era o que a Administração poderia atender neste momento.

Assim houveram vários debates e que ao final foi apresentado um pedido do Presidente do Sinjusmat, Rosenwal Rodrigues, que foi aderido pelas demais Entidades presentes, de que o aumento de 0,95% chegue até um aumento de 1,20% em todos os Níveis, nos mesmos moldes já apresentados. O Presidente Zuquim incumbiu, o Coordenador Afonso e equipe de fazer esses cálculos a fim de verificar sua viabilidade e pediu prazo até quinta-feira da próxima semana.


Desta forma, compreendendo o prazo para análise e cálculo, a Assembleia Geral marcada para amanhã, dia 26/2/2025, foi suspensa pela Diretoria do Sinjusmat, até o retorno da resposta do Presidente e, imediatamente a seguir, a Assembleia será realizada.

 Quanto a decisão e/ou reconhecimento do ATS/PIV, o Presidente informou que irá proferir Decisão no expediente até o dia 17/3/2025. Lembramos que a prioridade para as Entidades sobre esse benefício é de que haja o reconhecimento Administrativo, assim como aos Magistrados em 2023, e que, prioritariamente, sejam pagos os passivos do referido direito.

Logo, aguardamos o cálculo  para maiores informações e deliberações.

 

Cuiabá, 25 de fevereiro de 2025.

 

Nem sempre temos o que queremos, mas é importante que nunca deixemos de dar alguns passos.

 

 

 


Por SINJUSMAT 29 de julho de 2025
VEJA ABAIXO TEXTO CONSTANTE DA INTRANET DO E. TJMT (Créditos: Roberta Penha; Coordenadoria de Comunicação do TJMT; imprensa@tjmt.jus.br):
Por SINJUSMAT 18 de julho de 2025
Neste dia 17/7/2025 o SINJUSMAT realizou Assembleia Geral Extraordinária virtual em cumprimento a Determinação Judicial proferida nos autos da Ação trabalhista (PJE) n. 0000440-31.2025.5.23.0009. Após as tratativas, os resultados foram os seguintes nas deliberações: O Sinjusmat deve dar continuidade às negociações com a Administração do TJ e CNJ para garantir a implementação do direito ao Adicional de Tempo de Serviço (ATS); Foi aceita a proposta apresentada pela Administração do Tribunal de Justiça: aumento de 1% por nível na progressão vertical das tabelas de subsídio de cada Servidor; Retorno às tratativas do SDCR proposto pelo Comitê Gestor e previsto na LOA do ano 2024/2025; Suspender o Estado de Greve. Veja abaixo os resultados por tema na ordem acima apresentada:
Por SINJUSMAT 30 de junho de 2025
O SINJUSMAT ESTEVE REUNIDO COM O COORDENADOR DA INSPEÇÃO DO CNJ, DESEMBARGADOR ARNALDO CAMANHO, PARA TRATAR DE PROCEDIMENTOS DE INTERESSE DOS SERVIDORES. O SINJUSMAT COADUNA DO ENTENDIMENTO QUE DEVEM SER PAGOS OS PASSIVOS DOS DIREITOS DOS MAGISTRADOS E SERVIDORES DO JUDICIÁRIO, CONFORME BEM EXPLANOU O CORREGEDOR DO CNJ, MINISTRO MAURO CAMPBELL EM ENTREVISTA RECENTE. PORÉM REFORÇOU A SOLICITAÇÃO QUE SEJAM RECONHECIDOS OS DIREITOS DOS SERVIDORES, OBSERVANDO O PRINCÍPIO DA ISONOMIA ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO A PIV, CUJO ACÓRDÃO AUTORIZATIVO PARA OS MAGISTRADOS É DE 2022. O SINJUSMAT REFORÇOU TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO CUMPRIMENTO DA RESOLUÇÃO 01/2010, QUE FOI ELABORADA À ÉPOCA PARA ATENDER UMA RECOMENDAÇÃO DO PRÓPRIO CNJ, BUSCANDO EQUIDADE NO PAGAMENTO DOS DIREITOS DE MAGISTRADOS E SERVIDORES E INFORMOU QUE EM RELAÇÃO A ISSO TEM UM PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS TRAMITANDO NO CNJ. NA OCASIÃO, O SINJUSMAT APROVEITOU PARA ELOGIAR AS AÇÕES DO PRESIDENTE DESEMBARGADOR JOSÉ ZUQUIM NOGUEIRA NO SENTIDO DE VALORIZAR OS SERVIDORES DO PJMT, ENTRE ELAS A PROPOSIÇÃO DE ALTERAÇÃO DO SDCR, QUE ENCONTRA-SE COM PEDIDO DE VISTA COMPARTILHADA ENTRE CINCO DESEMBARGADORES E A EXPECTATIVA É QUE SEJA JULGADA PELO TRIBUNAL PLENO AINDA NA PRIMEIRA QUINZENA DE JULHO.
Por SINJUSMAT 4 de junho de 2025
Por SINJUSMAT 30 de abril de 2025
Por SINJUSMAT 15 de janeiro de 2025
https://meet.google.com/dna-giao-ziw
Por SINJUSMAT 19 de dezembro de 2024
https://meet.google.com/anb-quqa-fbu
Por SINJUSMAT 19 de dezembro de 2024
18/DEZ/24 OCORREU A REUNIÃO SOLICITADA PELO SINJUSMAT PARA TRATAR DO PEDIDO DE RESONSIDERAÇÃO DA R.DECISÃO DA DESA. PRESIDENTE DO TJMT A RESPEITO DO ATS E TRATAR DO SDCR. PARTICIPOU TAMBÉM A ENTIDADE ASTEJUD
Por SINJUSMAT 29 de novembro de 2024
DELIBERAÇÕES TOMADAS NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA SINJUSMAT DIA 29/NOV/2024 (SEXTA)