VEJA ABAIXO TEXTO CONSTANTE DA INTRANET DO E. TJMT (Créditos: Roberta Penha; Coordenadoria de Comunicação do TJMT; imprensa@tjmt.jus.br):

"Começa hoje: inscrições para representantes na Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio

28/07/2025 08:00

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), publicou três editais que abrem inscrições para servidores interessados em integrar a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação. As inscrições começam hoje (28 de julho), a partir das 12h, e seguem até 1º de agosto, às 19h, exclusivamente pela internet.

A iniciativa atende à Resolução nº 351/2020 do CNJ, que institui a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho digno, saudável, seguro e sustentável no âmbito do Poder Judiciário.

A Comissão tem caráter autônomo e independente e é composta por representantes de diferentes públicos: magistrados, servidores efetivos e terceirizados. Para garantir essa pluralidade, foram publicados três editais distintos, de acordo com o § 3º do art. 15 da Resolução nº 351/2020, que prevê critérios de representação da diversidade existente na Instituição.

Para a gestora do Núcleo de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (CGP), Mariely Carvalho Steinmetz, a função da Comissão é de extrema importância no âmbito profissional.

“A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação cumpre um papel fundamental para garantir um ambiente de trabalho mais seguro, respeitoso e saudável no Judiciário. Por isso, seguimos as diretrizes do CNJ para assegurar que a comissão tenha representantes de diferentes segmentos, refletindo a pluralidade e a diversidade do nosso Tribunal”, explica.

Confira quem pode participar:

Edital nº 4/2025 – voltado a servidores da Segunda Instância.

Edital nº 5/2025 – voltado a servidores da Comarca de Cuiabá.

Edital nº 6/2025 – voltado a servidores das demais comarcas do interior.

Em todos os casos, a escolha será feita por votação direta entre os servidores do mesmo segmento. Podem se inscrever servidores que estejam no efetivo exercício de suas funções, que não estejam respondendo a processo administrativo disciplinar ou sindicância e que não estejam afastados durante a inscrição ou mandato.

O mandato será válido até o término da gestão do biênio 2025–2026, podendo ser prorrogado até a realização de nova eleição. Após o fim do prazo de inscrição, será divulgada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) a lista definitiva dos candidatos habilitados, além de um edital específico com as orientações e datas para votação.

Inscrições e informações – O link para inscrições e outras informações estão disponíveis nos editais completos, disponibilizados no DJE n. 11993 - de 25.07.2025. Acesse os links dos editais: Edital nº 4/2025Edital nº 5/2025 e Edital nº 6/2025.

Roberta Penha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br"


Por SINJUSMAT 18 de julho de 2025
Neste dia 17/7/2025 o SINJUSMAT realizou Assembleia Geral Extraordinária virtual em cumprimento a Determinação Judicial proferida nos autos da Ação trabalhista (PJE) n. 0000440-31.2025.5.23.0009. Após as tratativas, os resultados foram os seguintes nas deliberações: O Sinjusmat deve dar continuidade às negociações com a Administração do TJ e CNJ para garantir a implementação do direito ao Adicional de Tempo de Serviço (ATS); Foi aceita a proposta apresentada pela Administração do Tribunal de Justiça: aumento de 1% por nível na progressão vertical das tabelas de subsídio de cada Servidor; Retorno às tratativas do SDCR proposto pelo Comitê Gestor e previsto na LOA do ano 2024/2025; Suspender o Estado de Greve. Veja abaixo os resultados por tema na ordem acima apresentada:
Por SINJUSMAT 30 de junho de 2025
O SINJUSMAT ESTEVE REUNIDO COM O COORDENADOR DA INSPEÇÃO DO CNJ, DESEMBARGADOR ARNALDO CAMANHO, PARA TRATAR DE PROCEDIMENTOS DE INTERESSE DOS SERVIDORES. O SINJUSMAT COADUNA DO ENTENDIMENTO QUE DEVEM SER PAGOS OS PASSIVOS DOS DIREITOS DOS MAGISTRADOS E SERVIDORES DO JUDICIÁRIO, CONFORME BEM EXPLANOU O CORREGEDOR DO CNJ, MINISTRO MAURO CAMPBELL EM ENTREVISTA RECENTE. PORÉM REFORÇOU A SOLICITAÇÃO QUE SEJAM RECONHECIDOS OS DIREITOS DOS SERVIDORES, OBSERVANDO O PRINCÍPIO DA ISONOMIA ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO A PIV, CUJO ACÓRDÃO AUTORIZATIVO PARA OS MAGISTRADOS É DE 2022. O SINJUSMAT REFORÇOU TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO CUMPRIMENTO DA RESOLUÇÃO 01/2010, QUE FOI ELABORADA À ÉPOCA PARA ATENDER UMA RECOMENDAÇÃO DO PRÓPRIO CNJ, BUSCANDO EQUIDADE NO PAGAMENTO DOS DIREITOS DE MAGISTRADOS E SERVIDORES E INFORMOU QUE EM RELAÇÃO A ISSO TEM UM PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS TRAMITANDO NO CNJ. NA OCASIÃO, O SINJUSMAT APROVEITOU PARA ELOGIAR AS AÇÕES DO PRESIDENTE DESEMBARGADOR JOSÉ ZUQUIM NOGUEIRA NO SENTIDO DE VALORIZAR OS SERVIDORES DO PJMT, ENTRE ELAS A PROPOSIÇÃO DE ALTERAÇÃO DO SDCR, QUE ENCONTRA-SE COM PEDIDO DE VISTA COMPARTILHADA ENTRE CINCO DESEMBARGADORES E A EXPECTATIVA É QUE SEJA JULGADA PELO TRIBUNAL PLENO AINDA NA PRIMEIRA QUINZENA DE JULHO.
Por SINJUSMAT 4 de junho de 2025
Por SINJUSMAT 30 de abril de 2025
Por SINJUSMAT 26 de fevereiro de 2025
COMUNICADO: REUNIÃO COM A PRESIDÊNCIA DO E.TJMT OCORRIDA DIA 25/FEV/2025
Por SINJUSMAT 15 de janeiro de 2025
https://meet.google.com/dna-giao-ziw
Por SINJUSMAT 19 de dezembro de 2024
https://meet.google.com/anb-quqa-fbu
Por SINJUSMAT 19 de dezembro de 2024
18/DEZ/24 OCORREU A REUNIÃO SOLICITADA PELO SINJUSMAT PARA TRATAR DO PEDIDO DE RESONSIDERAÇÃO DA R.DECISÃO DA DESA. PRESIDENTE DO TJMT A RESPEITO DO ATS E TRATAR DO SDCR. PARTICIPOU TAMBÉM A ENTIDADE ASTEJUD
Por SINJUSMAT 29 de novembro de 2024
DELIBERAÇÕES TOMADAS NA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA SINJUSMAT DIA 29/NOV/2024 (SEXTA)