ATS: ENTIDADES BUSCAM APOIO DE DESEMBARGADORES PRESIDENCIÁVEIS

Nesta semana, as Entidades de Classe (SINJUSMAT, ASTEJUD, ASPOJUD), unidas quanto ao pleito ATS (Adicional por Tempo de Serviço), buscaram apoio dos prováveis candidatos ao cargo de Presidente do e.TJMT (biênio 2025/2026): Excelentíssimo Desembargador José Zuquim Nogueira e Excelentíssimo Desembargador Gilberto Giraldelli. Houve reunião com cada um em seus Gabinetes, onde os representantes das Entidades explicaram o atual contexto do pleito junto a Excelentíssima Desembargadora Clarice Claudino da Silva, atual Presidente do Tribunal, ou seja, quanto ao reconhecimento e início de pagamento do ATS.

O ATS era pago no salário dos Servidores e Servidoras até a implantação do SDCR. Esta verba veio a ser discutida novamente tendo em vista novas decisões de Cortes Superiores e em razão de alguns Tribunais e Órgãos autônomos já estarem recebendo. Cabe ressaltar que não há ainda uma decisão reconhecendo o direito e portanto determinando o pagamento em nosso e.TJMT em relação aos Servidores e Servidoras. 

O ATS, se reconhecido o direito, gera um passivo.

Ressaltamos que, na quinta-feira passada (5/set/24), o SINJUSMAT, a ASTEJUD e a ASPOJUD, bem como representante dos Aposentados estiveram reunidos com a Excelentíssima Desembargadora CLARICE CLAUDINO DA SILVA, na sala de reuniões da Presidência do e.TJMT, em razão de pedido conjunto destas entidades para tratar de assuntos relativos aos Servidores e Servidoras do Poder. Um dos temas foi o ATS. A Presidente não fechou as portas para o ATS, é possível ainda vir de sua administração alguma decisão sobre o assunto, mas esclareceu que em face dos valores é um pagamento que envolverá as próximas Administrações do e.TJ e, assim sendo, irá conversar com os prováveis candidatos ao Cargo de Presidente do e.TJMT. Neste ponto, observou que as entidades de classe têm total liberdade para procurarem os Presidenciáveis e já apresentarem suas preocupações e ponderações quanto ao tema.

É preciso enfatizar que a Administração da Excelentíssima Desembargadora CLARICE CLAUDINO DA SILVA vem, de forma incansável e célere, buscando a valorização dos Servidores e Servidoras do Poder, com ações de caráter remuneratório e também qualidade de vida e trabalho, tais como: implantação dos três produtos apontados pelo Comitê Gestor quanto ao SDCR; aumento dos auxílios; bonificação natalina; pagamento de passivos; pagamento do RGA; pagamento de licenças prêmio, pagamento de compensatórias, dentre outras.

Neste contexto, os Desembargadores José Zuquim Nogueira e  Gilberto Giraldelli entendem ser um pleito justo e expressaram apoio às Entidades, pois como eles tiveram o reconhecimento do ATS deles (Magistrados), nós, Servidores e Servidoras, também tenhamos o reconhecimento pela Administração e, assim, se inicie o pagamento, não se sabendo o valor de início, mas que seja iniciado.

Por fim, é importante ressaltar que em relação ao SDCR estamos aguardando a entrega ao Comitê Gestor no dia 20/set/2024.


Por SINJUSMAT 29 de julho de 2025
VEJA ABAIXO TEXTO CONSTANTE DA INTRANET DO E. TJMT (Créditos: Roberta Penha; Coordenadoria de Comunicação do TJMT; imprensa@tjmt.jus.br):
Por SINJUSMAT 18 de julho de 2025
Neste dia 17/7/2025 o SINJUSMAT realizou Assembleia Geral Extraordinária virtual em cumprimento a Determinação Judicial proferida nos autos da Ação trabalhista (PJE) n. 0000440-31.2025.5.23.0009. Após as tratativas, os resultados foram os seguintes nas deliberações: O Sinjusmat deve dar continuidade às negociações com a Administração do TJ e CNJ para garantir a implementação do direito ao Adicional de Tempo de Serviço (ATS); Foi aceita a proposta apresentada pela Administração do Tribunal de Justiça: aumento de 1% por nível na progressão vertical das tabelas de subsídio de cada Servidor; Retorno às tratativas do SDCR proposto pelo Comitê Gestor e previsto na LOA do ano 2024/2025; Suspender o Estado de Greve. Veja abaixo os resultados por tema na ordem acima apresentada:
Por SINJUSMAT 30 de junho de 2025
O SINJUSMAT ESTEVE REUNIDO COM O COORDENADOR DA INSPEÇÃO DO CNJ, DESEMBARGADOR ARNALDO CAMANHO, PARA TRATAR DE PROCEDIMENTOS DE INTERESSE DOS SERVIDORES. O SINJUSMAT COADUNA DO ENTENDIMENTO QUE DEVEM SER PAGOS OS PASSIVOS DOS DIREITOS DOS MAGISTRADOS E SERVIDORES DO JUDICIÁRIO, CONFORME BEM EXPLANOU O CORREGEDOR DO CNJ, MINISTRO MAURO CAMPBELL EM ENTREVISTA RECENTE. PORÉM REFORÇOU A SOLICITAÇÃO QUE SEJAM RECONHECIDOS OS DIREITOS DOS SERVIDORES, OBSERVANDO O PRINCÍPIO DA ISONOMIA ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO A PIV, CUJO ACÓRDÃO AUTORIZATIVO PARA OS MAGISTRADOS É DE 2022. O SINJUSMAT REFORÇOU TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO CUMPRIMENTO DA RESOLUÇÃO 01/2010, QUE FOI ELABORADA À ÉPOCA PARA ATENDER UMA RECOMENDAÇÃO DO PRÓPRIO CNJ, BUSCANDO EQUIDADE NO PAGAMENTO DOS DIREITOS DE MAGISTRADOS E SERVIDORES E INFORMOU QUE EM RELAÇÃO A ISSO TEM UM PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS TRAMITANDO NO CNJ. NA OCASIÃO, O SINJUSMAT APROVEITOU PARA ELOGIAR AS AÇÕES DO PRESIDENTE DESEMBARGADOR JOSÉ ZUQUIM NOGUEIRA NO SENTIDO DE VALORIZAR OS SERVIDORES DO PJMT, ENTRE ELAS A PROPOSIÇÃO DE ALTERAÇÃO DO SDCR, QUE ENCONTRA-SE COM PEDIDO DE VISTA COMPARTILHADA ENTRE CINCO DESEMBARGADORES E A EXPECTATIVA É QUE SEJA JULGADA PELO TRIBUNAL PLENO AINDA NA PRIMEIRA QUINZENA DE JULHO.
Por SINJUSMAT 4 de junho de 2025
Por SINJUSMAT 30 de abril de 2025
Por SINJUSMAT 26 de fevereiro de 2025
COMUNICADO: REUNIÃO COM A PRESIDÊNCIA DO E.TJMT OCORRIDA DIA 25/FEV/2025
Por SINJUSMAT 15 de janeiro de 2025
https://meet.google.com/dna-giao-ziw
Por SINJUSMAT 19 de dezembro de 2024
https://meet.google.com/anb-quqa-fbu
Por SINJUSMAT 19 de dezembro de 2024
18/DEZ/24 OCORREU A REUNIÃO SOLICITADA PELO SINJUSMAT PARA TRATAR DO PEDIDO DE RESONSIDERAÇÃO DA R.DECISÃO DA DESA. PRESIDENTE DO TJMT A RESPEITO DO ATS E TRATAR DO SDCR. PARTICIPOU TAMBÉM A ENTIDADE ASTEJUD