SINJUSMAT, ASTEJUD, ASPOJUD e APOSENTADOS REUNIRAM-SE COM A DESA. PRESIDENTE DO e. TJMT

                    Nesta quinta-feira (5/set/24), o SINJUSMAT (Presidente Rosenwal Rodrigues dos Santos), a ASTEJUD (Presidente Anderson Rafael Leite) e a ASPOJUD (Presidente Jane Selma Barbosa), bem como representante dos Aposentados estiveram reunidos com a Excelentíssima Desembargadora CLARICE CLAUDINO DA SILVA, na sala de reuniões da Presidência do e.TJMT, em razão de pedido conjunto destas entidades para tratar de assuntos relativos aos Servidores e Servidoras do Poder.

                 Estas Entidades Associativas e Sindical decidiram elaborar um documento conjunto requerendo reunião com a Exma. Presidente do e. TJMT tendo em vista as constantes reclamações, reivindicações, aflição oriundas de suas bases de filiados e de críticas, na maioria infundadas, vindas da redes sociais. Infundadas, pois estas Entidades estão trabalhando arduamente junto à Administração do Tribunal visando melhorias remuneratórias e de trabalho para os Servidores e Servidoras do Poder. Neste contexto há um grupo razoável de servidores e servidoras que estão alimentando as mídias sociais com matérias, conversas, montagens que desacreditam, difamam as Entidades e a Administração do e.TJMT, bem como, desvirtuam a verdade e ainda agitam os demais colegas de trabalho. Isto desestimula e reduz a capacidade de trabalho.  De um lado as entidades associativas e sindical buscam melhorias junto ao Tribunal; de outro, grupos pregam a agitação contrariando ao que se está construindo de bom.

                       Cabe ressaltar que as demais entidades de classe do judiciário foram convidadas, mas decidiram não participar.

                     Na reunião, a Desa. CLARICE CLAUDINO DA SILVA, junto com sua Equipe (Exmos. Juízes Auxiliares da Presidência e Diretoria do e.TJ), recebeu todos com a serenidade e cordialidade que lhe é característica. 

                    Após as apresentações as entidades de classe convergiram suas demandas nos seguintes pontos:

a)   Os Servidores e Servidoras estão preocupados com a implementação das alterações do SDCR, onde, em reunião anterior a Desa. Presidente solicitou 40 dias para formatar um projeto orçamentariamente viável. Estas preocupações são alimentadas pelos “grupos do contra” nas redes sociais;


b)   ATS – Adicional de Tempo de Serviço. O ATS veio a ser discutido novamente tendo em vista novas decisões de Cortes Superiores e em razão de alguns Tribunais e Órgãos autônomos já estarem recebendo. Cabe ressaltar que não há ainda uma decisão reconhecendo o direito e portanto determinando o pagamento em nosso e.TJMT (existem 2 requerimentos em andamento, um do SINJUSMAT outro da ASPOJUD/ASTEJUD);


c)   Os Servidores e Servidoras estão em dúvida se os gastos com as mudanças do SDCR e implementação do ATS podem sofrer impeditivos face a não constarem explicitamente nas peças orçamentárias: plano plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); e Lei Orçamentária Anual (LOA).


                 i) A Desa. Presidente CLARICE CLAUDINO DA SILVA começou explicando que sua Administração está dentro do prazo dos 40 (quarenta dias) solicitados e que, assim, irá cumprir com o que estabeleceu, ou seja, dentro desse prazo (que termina em 20/set) irá apresentar ao Comitê Gestor um Projeto com aquilo que é orçamentariamente possível ao e. TJMT cumprir. Falou que é uma tarefa complexa, estruturante, que atinge futuras Administrações e, neste momento, está dependente de suplementação orçamentária pelo Executivo.


                 ii) Quanto ao ATS ponderou que são valores de grande porte pois envolve muitos Servidores e Servidoras e que no momento não há orçamento para o início de sua implementação. A Presidente não fechou as portas para o ATS, é possível ainda vir de sua administração alguma decisão sobre o assunto, mas esclareceu que em face dos valores é um pagamento que envolverá as próximas Administrações do e.TJ e, assim sendo, já está conversando com os prováveis candidatos ao Cargo de Presidente do e.TJMT. Neste ponto, solicitou também que as entidades procurassem os Presidenciáveis e já apresentassem suas preocupações.

 

                 iii) No que se refere a projetos como o das alterações do SDCR, que deve ir da Administração para o Comitê Gestor (o qual a Presidente pediu 40 dias), sofrer algum impeditivo de implementação por não constar nas peças orçamentárias (plano plurianual- PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias -LDO; e Lei Orçamentária Anual-LOA), a Exma. Presidente e sua Equipe esclareceram que não há impeditivo, pois o orçamento é uma peça a qual pode sofrer remanejamentos de verbas dentro dela.


                 Na reunião, o Presidente do SINJUSMAT, Rosenwal Rodrigues dos Santos, ainda apresentou à Exma. Desa. Presidente a questão do Requerimento referente aos 16,66%, solicitando que olhasse com carinho para esse projeto que está em fase de conciliação perante o e. TJMT.

                 A reunião terminou de forma  harmoniosa.   (Ver também o vídeo


Por SINJUSMAT 29 de julho de 2025
VEJA ABAIXO TEXTO CONSTANTE DA INTRANET DO E. TJMT (Créditos: Roberta Penha; Coordenadoria de Comunicação do TJMT; imprensa@tjmt.jus.br):
Por SINJUSMAT 18 de julho de 2025
Neste dia 17/7/2025 o SINJUSMAT realizou Assembleia Geral Extraordinária virtual em cumprimento a Determinação Judicial proferida nos autos da Ação trabalhista (PJE) n. 0000440-31.2025.5.23.0009. Após as tratativas, os resultados foram os seguintes nas deliberações: O Sinjusmat deve dar continuidade às negociações com a Administração do TJ e CNJ para garantir a implementação do direito ao Adicional de Tempo de Serviço (ATS); Foi aceita a proposta apresentada pela Administração do Tribunal de Justiça: aumento de 1% por nível na progressão vertical das tabelas de subsídio de cada Servidor; Retorno às tratativas do SDCR proposto pelo Comitê Gestor e previsto na LOA do ano 2024/2025; Suspender o Estado de Greve. Veja abaixo os resultados por tema na ordem acima apresentada:
Por SINJUSMAT 30 de junho de 2025
O SINJUSMAT ESTEVE REUNIDO COM O COORDENADOR DA INSPEÇÃO DO CNJ, DESEMBARGADOR ARNALDO CAMANHO, PARA TRATAR DE PROCEDIMENTOS DE INTERESSE DOS SERVIDORES. O SINJUSMAT COADUNA DO ENTENDIMENTO QUE DEVEM SER PAGOS OS PASSIVOS DOS DIREITOS DOS MAGISTRADOS E SERVIDORES DO JUDICIÁRIO, CONFORME BEM EXPLANOU O CORREGEDOR DO CNJ, MINISTRO MAURO CAMPBELL EM ENTREVISTA RECENTE. PORÉM REFORÇOU A SOLICITAÇÃO QUE SEJAM RECONHECIDOS OS DIREITOS DOS SERVIDORES, OBSERVANDO O PRINCÍPIO DA ISONOMIA ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO A PIV, CUJO ACÓRDÃO AUTORIZATIVO PARA OS MAGISTRADOS É DE 2022. O SINJUSMAT REFORÇOU TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO CUMPRIMENTO DA RESOLUÇÃO 01/2010, QUE FOI ELABORADA À ÉPOCA PARA ATENDER UMA RECOMENDAÇÃO DO PRÓPRIO CNJ, BUSCANDO EQUIDADE NO PAGAMENTO DOS DIREITOS DE MAGISTRADOS E SERVIDORES E INFORMOU QUE EM RELAÇÃO A ISSO TEM UM PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS TRAMITANDO NO CNJ. NA OCASIÃO, O SINJUSMAT APROVEITOU PARA ELOGIAR AS AÇÕES DO PRESIDENTE DESEMBARGADOR JOSÉ ZUQUIM NOGUEIRA NO SENTIDO DE VALORIZAR OS SERVIDORES DO PJMT, ENTRE ELAS A PROPOSIÇÃO DE ALTERAÇÃO DO SDCR, QUE ENCONTRA-SE COM PEDIDO DE VISTA COMPARTILHADA ENTRE CINCO DESEMBARGADORES E A EXPECTATIVA É QUE SEJA JULGADA PELO TRIBUNAL PLENO AINDA NA PRIMEIRA QUINZENA DE JULHO.
Por SINJUSMAT 4 de junho de 2025
Por SINJUSMAT 30 de abril de 2025
Por SINJUSMAT 26 de fevereiro de 2025
COMUNICADO: REUNIÃO COM A PRESIDÊNCIA DO E.TJMT OCORRIDA DIA 25/FEV/2025
Por SINJUSMAT 15 de janeiro de 2025
https://meet.google.com/dna-giao-ziw
Por SINJUSMAT 19 de dezembro de 2024
https://meet.google.com/anb-quqa-fbu
Por SINJUSMAT 19 de dezembro de 2024
18/DEZ/24 OCORREU A REUNIÃO SOLICITADA PELO SINJUSMAT PARA TRATAR DO PEDIDO DE RESONSIDERAÇÃO DA R.DECISÃO DA DESA. PRESIDENTE DO TJMT A RESPEITO DO ATS E TRATAR DO SDCR. PARTICIPOU TAMBÉM A ENTIDADE ASTEJUD